A imagem ao lado é o cartaz de divulgação, com mais informações sobre os propósitos da pesquisa da professora e seus conhecimentos produzidos.
O que não consta nele, e que só pôde ser visto pelos espectadores presentes no dia, foi o site experimental (espaço hirpertextual experimental) em Flash que a professora desenvolveu para demonstrar a aplicabilidade dos conceitos da pesquisa. Trata-se de uma interface de acesso eficiente a muitos textos, como um grande livro, por exemplo. A pesquisa da professora resultou em uma edição acadêmica de, pelo que pude notar, mais de 600 páginas... Assim, a interface foi desenvolvida utilizando-se da própria pesquisa, a fim de mostrar como suas partes podem ser lidas por meio de recursos de hipertextos e hiperlinks, possibilitando consultá-las de modo a se fazer referências cruzadas, comparações, relações de textos em determinado capítulo com textos em outros. Tudo de maneira interativa, totalmente diferente do que se limita ao modo analógico: quando é preciso pegar a peça física, ou seja, o livro da pesquisa, e folhear página por página, chegando a ser um exercício desconfortável e enfadonho depois de horas e horas analisando o material.
Também notei como a interface se assemelha à área de trabalho de programas gráficos, como o Photoshop ou Corel Paiter, pelas janelas arrastáveis, customizáveis, contendo os resultados de pesquisa e consultas múltiplas, até de recursos como marcadores de textos.
Um dos maiores interesses que me despertaram foi perceber que o trabalho da professora vem a implementar novos métodos de desenvolvimento para a WEB, além de estender as possibilidades do trabalho em Design quanto mais se apropriar dos recursos da hipermídia.
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