domingo, 11 de maio de 2008

Banca de Mestrado - "O desenho no design de moda"

Banca de mestrado de Luciana Gragnato, defendendo sua dissertação "O desenho no design de moda", na Universidade Anhembi morumbi, dia 10/04/08. Luciana também é professora de ilustração dos cursos de Moda e Design Gráfico. Me interessei bastante devido ao meu próprio engajamento em ilustração e desenho a mão livre. 
A pesquisa se trata, entre outras coisas, de como o contexto histórico de uma ilustração de moda é verificável na silhueta da figura humana feminina em sua representação gráfica.
Também fiquei surpreso ao me ater nesse assunto, pois não sabia que a assimilação da silhueta ao desenhar modelos fosse um ambito novo de estudos... Eu venho notado ha muito tempo que, ao imaginar a silhueta, ou seja, o contorno geral do desenho de um personagem, o processo de concepção se agiliza. Os meus desenhos sempre saem mais facilmente e ficam mais originais quando imagino sua silhueta em formas mais expansivas, dinâmicas... Foi uma ótima abordagem.
Antes eu apenas notava isso vagamente no meu processo de criação, agora sei que reflete questões não só culturais, temporais, mas também a personalidade do personagem; além de que a silhueta pode ajudar no processo de idealização de um personagem, antes mesmo de ser passado para o papel, e até a qualidade do desenho fica melhor, com os traços saindo mais bem definidos.
Praticando o desenho, aprendendo e ganhando experiência, entendi que a silhueta é a composição da forma, assim como uma pintura ou um bom trabalho de design gráfico utilizam-se de linhas e formas de composição para resultar numa imagem bem acabada. Até o artista Ryan Church, da equipe de concept art do Star Wars III, diz que "...uma boa composição é tudo..."

Sem comentários: