quarta-feira, 4 de junho de 2008

IDEA/BRASIL 2008: Inovação, Design e Negócios

Esse foi na noite de 27 de Maio, o Segundo Encontro IDEA/Brasil de Sesign, realizado na faculdade.
O Marcelo Villin falou da situação do design no Brasil e sobre seu projeto de pesquisa a ser realizada, para produzir conhecimentos estatísticos de como a profissão é exercida e como são comercializados os produtos, avaliar e medir diversas relações entre público alvo e empresas da área. Fará esse trabalho tomando o mercado de moda como principal ambito de pesquisas.
Achei interessate todas as opiniões dele, dizendo que é comum o brasileiro considerar um designer como qualquer individuo com algum dote artístico e que consiga fazer alguma peça gráfica ou criar algum objeto trivial, apenas a pedido de trabalho casual, sem ter a devida formação...
O designer no brasil tem sido mais um "pasteleiro" qualquer, trabalhando sob a pressão da clientela ignorante (que, inclusive, pode vir até de grandes empresas...). O trabalho de Marcelo será muito útil pra formalizar a profissão no país, além de abrir os olhos cegos de indivíduos que apenas pensam ter vocação...
Outra palestra muito interessante foi a de Frank Tyneski, que também foi um dos profissionais que ajudaram no desenvolvimento do novo IPhone da Apple. Discursou sobre sua experiência e sobre sua visão do design exercido no brasil. Nos últimos minutos, ele deu uma opinião que também não diferia muito da de Marcelo, quanto ao carater de aviso, de conselho: disse que (pelo que pude entender) os brasileiros precisam parar de produzir só entretenimento e tratar de produzir mais utilidades inovadoras em design, que façam sucesso mundialmente... algo que eles têm muita capacidade pela criatividade ainda inexplorada...

Sem comentários: