domingo, 1 de junho de 2008

MASP - A Arte do Mito

Na exposição A Arte do Mito, estava à mostra uma coleção de obras sobre o tema do mito, com pinturas, desenhos e cerâmicas. Compreende obras da Grécia Antiga/Clássica, Renascimento, Barroco, Romantismo e Modernismo.
No ano passado, algumas das obras já tinham sido expostas, e, desta vez, me senti novamente privilegiado de me aproximar de grandes pinturas, como as Barrocas, que sempre admirei pela técnica e perfeição, e que antes só podia ver em livros. O que me deixou impressionado foram as obras gregas. Havia uma escultura do séc. V, IV ou III a.C. (já não lembro bem...), outra peça de cerâmica: um vaso com desenhos da mitologia feitos em traços delicados e objetivos, parecidas com a técnica das figuras egípcias. Me lembrei que já havia visto essa peça num livro de história, já faz um bom tempo... na minha época de vestibulando. Sobreviveu atravessando os séculos, até parar na minha frente. Isso é inspirador! Sem falar nas outras lindas obras impressionistas...

Sem comentários: