sexta-feira, 22 de abril de 2011

artigo do meu(nosso) TCC - 2010

– Hey, estou apenas postando o artigo do TCC que meus colegas e eu desenvolvemos em 2010. Este documento foi inteiramente dissertado, redigido e revisado por mim. A pesquisa teórica que lhe deu base consistiu de aproximadamente 60 páginas, com alguns capítulos tendo sido produzidos por outros 3 integrantes do grupo. 
Antes desta pesquisa, a reunião de materiais bibliográficos e referenciais diversos, bem como todo o período de brainstorm, contou com a contribuição de todos os 7 integrantes do grupo. Mas devo ressaltar que a linha de raciocínio, a argumentação, e a criatividade exercida neste trabalho foi de influência majoritariamente minha. É por esse motivo que o exponho aqui, no meu "ghost-blog"
– Só hoje eu resolvi fazer isso... afinal, não me importo em ser um blogueiro assíduo, o que explica meus posts tão tardios.
:)


DOPPEL: Identidade e Sociabilidade no Ciberespaço

- Resumo -
Doppel é um projeto de design em interatividade experimental que explora o conceito da afirmação de identidade como simulacro – um duplo substituto do indivíduo destituído de seus valores originais, submetido a uma condição de morte que corresponde às visões criticas de autores como Jean Baudrillard e Adolfo Bioy Casares. Com isso, propõe então uma experiência digital on-line baseada na desconstrução do avatar e na forma de identidade como um demiurgo (ou anonimato), na perspectiva de fazer o público interator [usuário] experimentar uma nova maneira de encarar o ciberespaço e de entender a si mesmo, experimentando estética e cognitivamente formas de interação não convencionais.
Palavras-chaves: simulacro, identidade, morte.


DOPPEL: Identity and Sociability in Cyberspace

- Abstract -
Doppel is a design project in experimental interactivity that explores the concept of affirmation of identity as a simulacrum – a double replacement of the individual devoid of his/her original values, submitted to a condition of death that corresponds to the critical views of authors such as Jean Baudrillard and Adolfo Bioy Casares. Then proposes a digital online experience based on the deconstruction of the avatar and in the form of identity as a demiurge (or anonymous), relying on the perspective of making the public interactor to experience a new way of looking at cyberspace and to understand his/herself, experiencing aesthetic and cognitively forms of interaction outside the conventions.
Keywords: simulacrum, identity, death.


Versão completa: 

Sem comentários: